Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Coordenador de Lula, prefeito de Araraquara pode ter contas rejeitadas por vereadores

Edinho Silva afirma que Câmara sofre pressão bolsonarista e que busca votos para aprovação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Prefeito de Araraquara e um dos coordenadores da campanha presidencial de Lula (PT), Edinho Silva (PT) terá as contas de sua gestão dos anos de 2017 e 2018 julgadas pela Câmara Municipal em sessão marcada para terça-feira (28).

Opositores afirmam que o petista não tem os 12 votos (dois terços dos 18 vereadores) necessários para a aprovação. O TCE (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) deu parecer recomendando a reprovação das contas, mas a decisão final cabe ao Legislativo.

O prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT) - Reprodução

Procurado pela coluna, o prefeito afirma que está conversando com os vereadores para convencê-los e evita estimar o resultado da votação.

Para ele, a questão tomou uma proporção política devido ao seu papel na campanha do PT e à oposição de Araraquara ao presidente Jair Bolsonaro (PL) durante a pandemia —a cidade fez lockdown e Eduardo Bolsonaro (PL-SP) chegou a pedir o impeachment de Edinho.

O prefeito relata que os vereadores sofrem pressão de bolsonaristas nas redes sociais para reprovar as contas. Um vereador ouvido pelo Painel também afirmou que a votação foi afetada pela polarização nacional e diz que o resultado está em aberto.

Entre outros problemas administrativos, o TCE apontou que a prefeitura deixou de pagar precatórios e teve deficit no Orçamento. O tribunal também recomendou que a prefeitura aperfeiçoe sua contabilidade, transparência e qualidade de educação e saúde.

De acordo com Edinho, a Câmara já aprovou contas de outras gestões com parecer desfavorável do TCE. Seus aliados dizem que o timing da votação, que depende de prazos estabelecidos pela lei, é ruim e que o petista teria vitória certa se não fosse a contaminação eleitoral do tema.

"O TCE não apontou irregularidade em contrato nem mau uso do dinheiro público. Apontou apenas um endividamento que já vem de muitas gestões e que não inviabiliza a prefeitura. Estou conversando com os vereadores, ainda há tempo", diz Edinho.

"Pelo fato de eu estar na coordenação do Lula e por Araraquara ter virado um símbolo de oposição a Bolsonaro, querem criar um fato político e nacionalizar um debate técnico. Em qualquer prefeitura do Brasil [isso] seria aprovado, o problema é o momento político", completa.

A lei da Ficha Limpa prevê que gestores com contas rejeitadas ficam inelegíveis caso a rejeição se dê por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.