Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Braga Netto viaja a Mato Grosso em busca de doações de produtores

Campanha busca estimular contribuições e se contrapor a aproximações do PT

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O general Braga Netto, candidato a vice-presidente na chapa de Jair Bolsonaro (PL), viajou nesta terça (30) a Mato Grosso numa investida da campanha do presidente no agronegócio, com o objetivo de estimular os produtores a fazer doações e conter movimentos que o PT tem feito para se aproximar do setor.

Braga Netto foi a Sinop e Sorriso, grandes produtores de grãos. Ele visitou uma usina da Inpasa, que produz etanol de milho, e uma unidade do grupo Caramuru, processador de soja, milho e outros grãos. A viagem estava originalmente prevista para o fim da semana, mas foi antecipada para esta terça.

O candidato a vice-presidente, general Braga Netto, antes de participar de cerimônia no Palácio do Planalto. (Foto: Gabriela Bilo /Folhapress, POLITICA) - Folhapress

A campanha de Bolsonaro recebeu até agora R$ 2,3 milhões em doações de pessoas físicas, o equivalente a quase um quinto do total arrecadado, R$ 12,4 milhões. A maior parte do dinheiro veio dos cofres do próprio PL, e a campanha conta com os produtores rurais para obter mais doações de pessoas físicas.

O Painel revelou que o secretário de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura, Nabhan Garcia, cobrou doações do setor em mensagem dirigida a grupos de apoiadores. "Muita gente que pode e não ajuda se finge de surdo, de cego e de mudo para não ajudar e depois ainda dizer: 'Ajudei'", disse ele.

O ex-ministro da Agricultura Blairo Maggi, que foi senador e governador de Mato Grosso, tem atuado para reduzir resistências dos líderes do agronegócio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que enfrenta grande rejeição no setor. A viagem de Braga Netto busca se contrapor a esses esforços.

Erramos: o texto foi alterado

Versão anterior deste texto anunciou que Braga Netto visitaria Sinop na quinta-feira (1º) e Sorriso na sexta (2), mas a viagem foi antecipada para esta terça (30). O texto foi corrigido. ​

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.