Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Entidades enviam carta a presidenciáveis pedindo segurança a trabalho da imprensa

Documento pede que candidatos condenam agressões a jornalistas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Entidades que atuam na liberdade de imprensa enviaram uma carta-compromisso a candidatos a presidente e seus partidos pedindo que respeitem a segurança de jornalistas.

O ministro do STF Luís Roberto Barroso é entrevistado no último congresso da Abraji - Folhapress

O documento é assinado por 11 organizações: Artigo 19, Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Associação de Jornalismo Digital (Ajor), Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ), Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Intervozes, Instituto Palavra Aberta, Instituto Vladimir Herzog, Repórteres sem Fronteiras (RSF) e Tornavoz.

A carta pede que os candidatos se comprometam com sete pontos. Entre eles, adotar em ambiente físico e digital um discurso que atue para prevenir a violência contra comunicadores, o respeito ao sigilo da fonte, a condenação de qualquer forma de agressão e o compromisso de não difundir conteúdos falsos.

"Tentativas de enfraquecer ou restringir o trabalho de jornalistas e veículos da imprensa em um contexto eleitoral violam não apenas o direito das pessoas à informação como também enfraquecem os processos democráticos", diz o documento.

Segundo os redatores da carta, apenas o presidente Jair Bolsonaro (PL), que notabilizou-se por atacar o trabalho de jornalistas, não confirmou o recebimento do documento.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.