Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Divulgação de carreata com Bolsonaro faz trocadilho com Ku Klux Klan

Assessoria do deputado General Girão diz que 'Cuscuz Clan' é uma piada em referência à fala de Lula

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O material de divulgação da carreata da qual participou o presidente Jair Bolsonaro (PL) em Natal (RN) na última quarta-feira (14) fez um trocadilho com o movimento supremacista americano Ku Klux Klan, que prega a inferioridade do povo negro.

Na peça, Bolsonaro aparece ao lado da primeira dama, Michelle Bolsonaro, e do deputado federal General Girão (PL-RN) com a seguinte chamada: "Cuscuz Clan em Natal com Bolsonaro e Michelle Bolsonaro".

O presidente e o parlamentar aparecem na imagem com óculos escuros usados frequentemente em montagem de memes para representar "lacração", ou alguém que fez algo digno de reconhecimento.

Flyer de divulgação, nas cores verde e amarelo, da carreata do presidente Jair Bolsonaro com a seguinte frase: "Cuscuz Clan em Natal"
Material de divulgação de carreata com o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o deputado General Girão (PL-RN) faz trocadilho com movimento supremacista Ku Klux Klan - Reprodução/Redes sociais

A assessoria de Girão, que organizou o evento em Natal, justificou que o trocadilho não passa de uma "brincadeira" com as "besteiras" ditas pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Questionada se o tema não era grave demais para uma brincadeira, a assessoria do deputado General Girão respondeu que "o pessoal da criação não viu assim" e que o nordestino é "brincalhão demais". O auxiliar do parlamentar não soube informar, no entanto, se o material foi produzido por sua equipe ou apoiadores.

Lula comparou os atos bolsonaristas de 7 de Setembro a uma reunião da Ku Klux Kan em um comício na semana passada. "O ato do Bolsonaro parecia uma reunião da Ku Klux Klan, só faltou o capuz."

Bolsonaro rebateu dizendo que a comparação era, "de longe, a maior e mais covarde ofensa ao povo brasileiro" já vista por ele e seus advogados acionaram o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) contra Lula por propagação de discurso de ódio.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.