Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Indicado por PL para auditar eleição elogia conduta 'democrática' de Alexandre no TSE

Carlos Rocha, do Instituto Voto Legal, diz ver com bons olhos abertura de ministro para discutir sistema de voto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Presidente do instituto contratado pelo PL para auditar o sistema eleitoral de votação, o engenheiro Carlos Rocha elogia a disposição do novo presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Alexandre de Moraes, em discutir o assunto.

O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, recebe o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, e militares para tratar de propostas sobre as eleições em uma sala do TSE
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, recebe o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, e militares para tratar de propostas sobre as eleições - Divulgação/TSE

Na última quarta-feira (31), Moraes recebeu o ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira, em seu gabinete e fez um aceno aos militares, admitindo a possibilidade de usar a biometria de eleitores em parte das urnas que serão submetidas a um teste de integridade no dia da eleição.

O gesto foi visto como uma mudança com relação à atitude do ex-presidente do TSE Edson Fachin, considerado mais refratário a essas modificações.

"O ministro Alexandre fez um gesto positivo, já mudou o tom. Esse é um fato novo importante, porque dá ao eleitor a possibilidade de participar de maneira mais ativa do processo eleitoral", afirma Rocha, que dirige o Instituto Voto Legal (IVL).

Formado em sua maioria por engenheiros egressos do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), o IVL defende a criação de um certificado digital de comprovação do voto.

A entidade foi contratada pelo PL a pedido do presidente Jair Bolsonaro para auditar o sistema de votação, e por isso vem tendo reuniões com técnicos do TSE.

"Temos uma perspectiva de apaziguamento dos ânimos, trazer a discussão para o campo de onde podemos melhorar", afirma Rocha.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.