Painel

Editado por Guilherme Seto (interino), espaço traz notícias e bastidores da política. Com Catarina Scortecci e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Apoiadores do Novo lançam abaixo-assinado em apoio a João Amoêdo

Fundador da sigla teve filiação suspensa pela sigla após declarar que votará em Lula (PT)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um grupo de filiados e apoiadores do Novo lançou um abaixo-assinado em apoio a João Amoêdo, que teve sua filiação suspensa pelo partido após declarar apoio a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno das eleições. A peça recebeu mais de 200 assinaturas até o fim da manhã desta sexta-feira (28).

O texto do abaixo-assinado diz que os signatários repudiam o tratamento que sido dado ao fundador da sigla e que, independentemente de concordar ou não com as opiniões de Amoêdo, são "a favor do diálogo, da liberdade de expressão e do respeito ao contraditório, sem policiamento de perfis pessoais em redes sociais ou agressões pessoais."

João Amoêdo durante evento no Capão Redondo, zona sul de São Paulo
João Amoêdo durante evento no Capão Redondo, zona sul de São Paulo - Jardiel Carvalho-27.set.2018/Folhapress

O documento destaca que o partido lançou ao final do primeiro turno uma nota oficial falando de seu posicionamento histórico contra o PT, mas em março de 2021 lançou uma diretriz que coloca o Novo como oposição a Bolsonaro. A nota também liberava os filiados a escolherem seus candidatos como julgassem mais adequado, já que as possibilidades existentes estariam distantes das propostas da sigla.

"Sendo assim, o partido cometeu grave erro ao ir contra suas diretrizes, denunciando e punindo filiados que exerçam sua liberdade de expressão ao declarar a própria opinião", diz o abaixo-assinado.

O texto diz que a suspensão liminar de um filiado normal, que não exerce cargo em governo, não é postulante, candidato ou exerce mandato, não possui previsão no estatuto do partido e sinaliza aos demais membros da legenda a "impossibilidade de se manifestarem livremente".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.