Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus

Associações de bares e de turismo querem reverter lei seca na eleição em dez estados

Para representante dos setores, a restrição prejudica setor já penalizado durante a pandemia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Abrabar (Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas) e a CNTur (Confederação Nacional de Turismo) vão apelar às secretarias de segurança estaduais e aos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) para reverter a lei seca no dia da votação em 10 estados.

O Brasil já adotou a restrição de venda de bebidas alcoólicas como regra, mas hoje quem decide é a Justiça Eleitoral e as secretarias de segurança de cada estado.

Área interna do bar
Torneira Bar, bar na Vila Madalena foca na diversidade, tem cerveja artesanal e música brasileira - Divulgação

Atualmente, Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Roraima, Rio Grande do Norte, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará e Tocantins mantêm a proibição. No primeiro turno, o Paraná reviu o posicionamento a pedido das entidades e liberou a venda de bebidas das 8h às 18h.

Fábio Aguayo, presidente da Abrabar e diretor da CNTur, diz que a proibição prejudica o almoço dos restaurantes, bares e churrascarias, incluindo aqueles dentro de hotéis. "A nossa categoria foi a que mais sofreu durante a pandemia, os estabelecimentos ficaram longos períodos fechados e trabalhando com horários e espaços reduzidos devido aos decretos restritivos", lamenta Aguayo.

Para ele, a medida só fomenta a clandestinidade, já que a fiscalização não é capaz de pegar todos os estabelecimentos. Ele ressalta que já existem leis para coibir e penalizar quem abusa de bebidas alcoólicas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.