Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Bolsonaro pede que TSE proíba Lula de usar vídeo em que fala de garotas venezuelanas

'É esse homem que diz defender a família?', diz peça publicada pelo petista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A campanha de Jair Bolsonaro (PL) acionou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que o Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seja proibido de utilizar trecho de vídeo em que o presidente fala sobre um encontro que teve com garotas venezuelanas.

A peça foi enviada à Corte neste domingo (16), antes da divulgação de vídeo produzido pela campanha de Lula que exibe trecho da entrevista do presidente na última sexta-feira (14), que será incluído na representação.

"É desespero, pois sabem que vão perder as eleições", diz Fabio Faria, ministro das Comunicações e um dos coordenadores da campanha do presidente Bolsonaro.

"Você que é mãe, você que é pai: veja só o que Bolsonaro falou sobre meninas de 14 anos", diz a peça de 30 segundos produzida pela campanha petista. "Pintou um clima? Com uma garota de 14 anos? É esse homem que diz defender a família?", diz a propaganda de Lula.

A peça dos advogados de Bolsonaro também menciona tuítes de Gleisi Hoffmann, presidente do PT, da deputada Maria do Rosario (PT-RS) e de André Janones (Avante-MG).

O vídeo da campanha de Lula e os tuítes fazem referência a relato feito por Bolsonaro de um encontro com adolescentes venezuelanas em que ele usou a expressão "pintou um clima".

Os advogados do presidente afirmam na ação que as declarações foram distorcidas e tiradas de contexto. Ao utilizar a expressão "pintou um clima", dizem, Bolsonaro quis "sugerir, em linguagem clara e direta, voltada para o povo, que as meninas, lamentavelmente, devido à penúria financeira de que são vítimas, com reflexos de degradação sexual, estariam à procura de possíveis clientes".

"'Pintou o clima' representa, nada mais nada menos que a expressão verbal, de cunho coloquial, de um momento de percepção de uma situação propiciatória de cuidado e de investigação", completa.

A campanha de Bolsonaro pede que o TSE obrigue Lula e seus aliados a apagarem menções ao vídeo com a entrevista do presidente e que os proíba de realizarem futuras postagens do vídeo. Os advogados também pedem que a exploração do material em propaganda de rádio ou televisão de Lula seja barrada, sob pena de cometimento de crime de desobediência e multa de R$ 500 mil para cada apresentação.

Bolsonaro em entrevista a um podcast nesta sexta-feira (14) - Reprodução

Os termos utilizados por Bolsonaro na entrevista para o canal Paparazzo Rubro-Negro ficaram entre os mais comentados e a expressão "Bolsonaro pedófilo" chegou a ser a mais usada no Twitter no sábado (15), após o trecho da entrevista ao podcast viralizar.

Como mostrou o Painel, neste domingo (16) a campanha do presidente pagou até R$ 166 mil para impulsionar três anúncios no Google que dizem que o presidente não é pedófilo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.