Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Justiça mantém no ar peça de Tarcísio que chama Haddad de pior prefeito de SP

Juíza afirma se tratar de crítica própria da disputa eleitoral; cabe recurso à decisão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A juíza Maria Cláudia Bedotti, do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, indeferiu pedido da campanha de Fernando Haddad (PT) para que fosse retirada do ar a propaganda de rádio do concorrente Tarcísio de Freitas (Republicanos) que o define como o pior prefeito de São Paulo. Cabe recurso à decisão.

O jingle do ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL), candidato ao Governo de São Paulo, pergunta "diz aí quem foi o pior prefeito?" e responde "se você não lembra, agora a gente vai lembrar para você. É do PT", e então lista problemas na cracolândia, na educação e aumento do IPTU.

Candidato Fernando Haddad (PT) em comício em Taboão da Serra (SP)
Candidato Fernando Haddad (PT) em comício em Taboão da Serra (SP) - Mathilde Missioneiro-10.set.2022/Folhapress

Na ação, o petista afirma que a peça veicula informações descontextualizadas, tem o objetivo de humilhá-lo e busca criar "estados mentais nos eleitores" de maneira artificial.

Em sua decisão, a juíza afirma que a expressão "pior prefeito" questiona a capacidade de gestão de Haddad, sem resvalar para o lado pessoal.

Ela acrescenta que a referência a "pior prefeito de São Paulo" não pode ser aferida objetivamente e, nesse sentido, configura crítica própria da disputa eleitoral.

Ela ainda afirma que aquele que pretende submeter seu nome à avaliação pública de uma eleição deve tolerar a realização de críticas de caráter político mais acentuadas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.