Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Congresso Nacional

Lula define PSD e União Brasil como primeiros alvos para ampliar base

A avaliação é de que o partido presidente por Gilberto Kassab pode ser o primeiro a embarcar no projeto lulista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Vencida a eleição, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sairá em busca de mais partidos para compor sua base no Congresso.

Os primeiros alvos serão PSD e União Brasil. "Será um governo aberto, inclusivo, do centro para a esquerda", diz o senador eleito Wellington Dias (PT-PI).

São Paulo , SP - 30.10.2022. Luis Inácio Lula da Silvia faz seu primeiro pronunciamento depois de ser eleito o 39° Presidente do Brasileiro no Hotel Intercontinental, na regiao da Avenida Paulista. (Foto: Marlene Bergamo / Folhapress) - Marlene Bergamo / Folhapress

A avaliação é que o PSD de Gilberto Kassab será um dos primeiros a embarcar no projeto lulista. O otimismo com o União também é grande. Enquanto Lula discursava, o presidente da legenda, Luciano Bivar, divulgava vídeo parabenizando-o.

Apesar da derrota em São Paulo, Fernando Haddad sai cacifado da eleição para ocupar um alto cargo no governo Lula. A avaliação é de que ele conseguiu estancar a margem de vitória do bolsonarismo no estado, o que foi crucial numa eleição tão apertada.

Lula superou sua própria marca e é o presidente mais bem votado da história do Brasil em números absolutos. O petista atingiu mais de 60 milhões de votos até as 21h, quando 99,9% das urnas estavam apuradas.

O último recorde havia sido registrado em 2006, quando o petista venceu o então tucano Geraldo Alckmin, hoje seu vice pelo PSB, com 58,3 milhões de votos, segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.