Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu transição de governo

Concurso para Anvisa e ANS está entre prioridades da transição

Segundo grupo de trabalho da Saúde, agências da área estão sucateadas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Coordenador do grupo de trabalho da Saúde no gabinete de transição de governo, o senador Humberto Costa (PT-PE) estabeleceu como uma das prioridades metas criar condições para que haja concurso público para Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) já no próximo ano.

Os integrantes da transição já têm a informação de que ambas as agências estão desfalcadas e sucateadas, mas uma radiografia mais aprofundada ainda está sendo feita. De qualquer forma, a intenção é propor a abertura imediata de concurso para garantir plenas condições de trabalho às duas.

Fachada do edifício sede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
Fachada do edifício sede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). - Agência Brasil

Os recursos viriam do espaço que deve ser aberto no Orçamento Geral da União caso a PEC da Transição seja aprovada e o Auxílio Brasil, que voltará a ser chamado de Bolsa Família, seja retirado do teto de gastos.

Nesta quarta-feira (23), o GT da Saúde tem uma reunião no TCU (Tribunal de Contas da União) para obter informações mais detalhadas sobre a gestão nos últimos anos, marcada pelo combate à pandemia, e também farão um primeiro contato com o ministro Marcelo Queiroga.

Atualmente, a Anvisa conta com 1.600 funcionários, sendo que 600 já possuem 30 anos de serviço e podem se aposentar. Ainda não há definição sobre o número de servidores que seriam necessários, mas as avaliações internas apontam que, para atender a toda demanda, o ideal seria um incremento de ao menos um quarto do quadro atual.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.