Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Indígenas convidam Lula e Macron para fórum da COP27

Principais lideranças dos povos no mundo estarão reunidas e pretendem dialogar com líderes mundiais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Lideranças indígenas de diversos países querem contar com a presença do presidente da França, Emmanuel Macron, e do presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em seu principal fórum na COP27, a conferência da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre mudanças climáticas.

Enquanto faz encontro amistoso com Lula, desde 2019 Macron troca farpas com Bolsonaro
Lula e Emmanuel Macron durante encontro em Paris em 2021 - Ricardo Stuckert

O convite foi feito por carta, assinada por Hindou Oumarou Ibrahim —liderança do povo Mbororo, que vive no Chade, na África.

Nesta sexta-feira (4), a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, confirmou que Lula chegará à COP no dia 14 —o evento deste ano acontece no Egito e o presidente eleito foi convidado a participar tanto pelo presidente do país-sede, Abdul Fatah Khalil Al-Sisi, quanto pelo governador do Pará, Helder Barbalho (MDB).

Segundo pessoas que atuam na articulação do fórum indígena, até agora não houve sinalização clara se Lula comparecerá ao evento. Já por parte de Macron, de acordo com esses interlocutores, houve sinalização positiva.

Os dois, no entanto, não devem aparecer ao mesmo tempo no fórum, já que o o petista estará no Egito na segunda semana do evento e o francês, na primeira.

A carta enviada ao petista também foi direcionada ao seu instituto e à ex-ministra Marina Silva (Rede). O documento diz que, no encontro, eles pretendem discutir "ações concretas para o futuro".

"Os povos indígenas protegem 80% da biodiversidade do planeta e 37% de toda a terra considerada de alta importância para a biodiversidade e o armazenamento de carbono", diz o documento, que ainda considera a vitória nas eleições uma "esperança necessária" para a Amazônia.

Lula também deverá fazer um pronunciamento em evento promovido pela ONU durante a COP27. Os detalhes estão sendo negociados pela equipe do petista com a assessoria do português Antônio Guterres, secretário-geral da ONU, entidade que promove o evento.

Com isso, Lula deverá ter palco comparável ao de um chefe de Estado, embora ainda não tenha sido empossado.

"É uma oportunidade de o presidente fazer uma sinalização para o futuro, demonstrando aquilo que o novo governo pensa e os compromissos que terá. Certamente isso eleva o protagonismo do Brasil no momento em que o mundo aguarda ansiosamente a colaboração do país para essa pauta", diz Barbalho.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.