Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Janones é convidado para falar sobre 'janonismo cultural' no exterior

Deputado ficou conhecido por estilo agressivo nas redes sociais a favor do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, durante campanha eleitoral

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O deputado federal André Janones (Avante-MG), que atuou nas redes sociais do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante a campanha eleitoral, tem recebido convites do exterior para falar sobre o que ficou conhecido como "janonismo cultural", método semelhante ao adotado por apoiadores de Jair Bolsonaro (PL).

Janones foi sondado para palestrar em 4 de março, em Lisboa (Portugal), na conferência EuroLeads, organizada pela Brasa (associação que reúne estudantes brasileiros no exterior). O painel de mídia e política também teria como convidados o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), e os jornalistas João Pereira Coutinho e Patrícia Campos Mello, da Folha.

Presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, e deputado federal André Janones (Avante-MG)
Presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, e deputado federal André Janones (Avante-MG) - Rivaldo Gomes/Folhapress

Além disso, o deputado já participou de um documentário nos Estados Unidos sobre como enfrentar a direita nas redes sociais e deu entrevista à revista The New Yorker e à Al Jazeera sobre o tema.

Em entrevista à Folha, Janones reconheceu que sua estratégia nas redes pode "dar margem a algum tipo de desinformação". "Então por isso eu sempre falo que vou no limite", afirmou, acrescentando que não viu outra opção para "derrotar" o método bolsonarista.

A Brasa afirmou em nota que é uma organização suprapartidária e sem fins lucrativos e que o intuito do painel com Janones é tratar de tópicos como polarização, uso de fake news, liberdade de imprensa, transparência de líderes públicos e perseguição política.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.