Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu transição de governo

Lula não vê jogo no cinema do CCBB por segurança

Alckmin acompanhou a estreia do Brasil na Copa no local, acompanhado de políticos, assessores e jornalistas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Ao contrário de Geraldo Alckmin (PSB) na última quinta-feira (24), o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não viu o jogo do Brasil do cinema do CCBB, sede da transição, nesta segunda-feira (28).

A avaliação é de que o aparato de segurança e os cuidados necessários para repetir a estrutura seriam trabalhosos demais e não valeriam a pena. Para chegar dos gabinetes da transição até o cinema é necessária uma caminhada na área externa do CCBB. Além disso, para permitir novamente a entrada de políticos e jornalistas, seria necessária uma triagem e uma varredura no espaço.

O presidente eleito optou por acompanhar com auxiliares na sede da transição, mas em um gabinete mais reservado.

A equipe de transição dispensou os trabalhos do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), controlado pelo general Augusto Heleno, e quem tem feito a segurança de Lula tem sido a PF (Polícia Federal).

O presidente eleito Luiz Inacio Lula da Silva e sua esposa a primeira-dama Rosângela da Silva, Janja, comemoram a vitória do Brasil sobre a Sérvia em sua residência - Ricardo Stuckert/Divulgação

Na estreia do Brasil na Copa do Mundo, no Qatar, Alckmin acompanhou na sala de cinema do CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) acompanhado de políticos, assessores e jornalistas. Houve distribuição de pipoca e refrigerantes.

Alckmin entrou no auditório nos primeiros minutos da partida. Ele se sentou entre a presidente nacional do PT e coordenadora política do governo de transição, Gleisi Hoffmann, e Márcio Elias Rosa, ex-secretário de Justiça e Defesa da Cidadania de São Paulo.

Já Lula acompanhou a partida com a mulher, a socióloga Rosângela Silva, a Janja, em São Paulo.

O presidente eleito chegou a Brasília neste domingo (27) à noite, um dia antes do previsto inicialmente. Ele veio acompanhado do ex-prefeito Fernando Haddad (PT), em meio a pressões para anunciar o ministro da Fazenda.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.