Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Novo governo Lula assume envelhecido e retoma 'nós contra eles', diz Aécio

Tucano compara discurso de 'legado perverso' de Bolsonaro à ideia petista de 'herança maldita' de FHC

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Para o deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG), o discurso de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao ser diplomado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) nesta segunda-feira (12) passou a impressão de que o governo "já assume envelhecido".

O tucano diz ter visto nova versão da crítica petista à "herança maldita" de Fernando Henrique Cardoso (PSDB) nas menções ao "legado perverso" de Jair Bolsonaro (PL).

"Impossível não sentir um certo tom nostálgico ao ouvir o discurso do presidente agora diplomado. O 'nós contra eles' parece retornar com força, assim como uma nova versão da 'herança maldita' dos anos FHC, agora intitulado 'legado perverso'", afirma o ex-presidente do PSDB.

Herança maldita foi um termo cunhado em 2003 para definir o que seriam problemas deixados para trás pelos anos tucanos na Presidência (1995-2002).

Para Neves, o maior dos equívocos de Lula é, segundo ele, acreditar que todos que "não votaram no 13 na última eleição são bolsonaristas".

Ele completa que a PEC da Transição "não é um bom começo" e que o petista também se equivoca em crer que todos que votaram nele estarão dispostos a "apoiar aventuras econômicas como as conduzidas pelo seu partido no passado."

O deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) durante entrevista à Folha em seu gabinete
O deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) durante entrevista à Folha em seu gabinete - Pedro Ladeira-13.mai.2022/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.