Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Preocupação de Lula com Sebrae deve derrubar presidente bolsonarista em 2023

Aliados dizem que presidente eleito enxerga instituição como peça central na articulação com micro e pequenos empresários

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília e São Paulo

O Sebrae, órgão de suporte a micro e pequenas empresas do Sistema S, deverá ser foco de discórdia política para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já nos primeiros meses de 2023.

O bolsonarista Carlos Melles foi reconduzido ao cargo de diretor-presidente da instituição, que é vista pelo petista como peça importante na sua interlocução com o empresariado.

A aposta de petistas é a de que o conselho do Sebrae, que passará a ter membros indicados pelo presidente eleito em 2023, fará articulação para derrubar Melles antes de março. O governo federal tem 5 das 15 cadeiras do conselho e é a instância que elege o presidente do Sebrae.

Lula durante entrevista a jornalistas no CCBB, sede da transição de governo
Lula durante entrevista a jornalistas no CCBB, sede da transição de governo - Pedro Ladeira-2.dez.2022/Folhapress

Lula enfatizou durante a campanha a sua atenção ao setor, apontando que as leis que criaram a figura do MEI (microempreendedor individual) e do Simples Nacional foram editadas em seu governo, durante o qual ele colocou um de seus aliados mais próximos, Paulo Okamotto, no comando do Sebrae.

Ciente dos riscos, Melles buscou o governo de transição, mas não teve retorno positivo. Como adiantou o Painel, Geraldo Alckmin (PSB) enviou uma carta ao Sebrae pedindo o adiamento da votação, mas não foi atendido.

Diante disso, Melles reforçou sua base e incorporou à sua diretoria a deputada federal Margarete Coelho (PP-PI), aliada de Arthur Lira (PP-AL) e Ciro Nogueira (PP-PI), na tentativa de evitar a queda.

O Sebrae é cobiçado pelos altos salários aos diretores (acima de R$ 50 mil), pela quantidade de cargos a distribuir e pelo caixa reforçado (mais de R$ 5 bilhões em aplicações financeiras).

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.