Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Gleisi aprova coro de 'sem anistia' para punir Bolsonaro

Slogan vem sendo entoado por militância de esquerda desde a posse de Lula

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O coro de "sem anistia", entoado por militantes de esquerda em eventos oficiais em Brasília nos últimos dias, é aprovado pela presidente do PT, Gleisi Hoffmann. "É natural. Eu tenho simpatia", diz ela.

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, durante evento da equipe de transição em dezembro - Pedro Ladeira/Folhapress

O slogan é um pedido velado para que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e aliados sejam julgados por supostos crimes cometidos durante o mandato, especialmente as falhas no combate à pandemia.

Ele foi entoado pela multidão reunida na praça dos Três Poderes durante o discurso de posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no domingo (1º).

Nesta segunda-feira (2), o mesmo ocorreu na posse do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, no Palácio do Planalto. Centenas de militantes repetiram o coro, embora praticamente todas as autoridades presentes não tenham se manifestado.

Em seus discursos de posse, Lula foi ambíguo sobre o tema. Prometeu que não iria promover revanchismos, mas defendeu que a Justiça seja feita caso crimes sejam identificados.

Secretário de Acesso à Justiça do Ministério da Justiça, Marivaldo Pereira afirma que "o Executivo não vai afastar o cumprimento da lei para quem quer que seja". "O Executivo nem pode se omitir, sob o risco de prevaricar". diz.

Uma aposta do governo Lula é que novos fatos incriminadores contra Bolsonaro venham à tona com a revogação dos sigilos de 100 anos sobre decretos do governo passado, promessa de campanha do petista.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.