Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu yanomami

Aliados de Lula veem incoerência em cobrança da Defensoria sobre crise yanomami

Ofício enviado na semana passada é considerado parte da disputa interna no órgão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Advogados alinhados ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enxergam a cobrança feita pela Defensoria Pública da União (DPU) por mais celeridade nas medidas para conter a crise dos yanomamis como um reflexo da mudança iminente no órgão.

Indígenas observam enfermeira alimentar criança yanomami, em hospital de Boa Vista - Lalo de Almeida/ Folhapress

No último dia 31 de janeiro, Lula retirou a indicação feita pelo governo Jair Bolsonaro (PL) da recondução do defensor público-geral da União para o cargo, Daniel Macedo. Ele é visto como sendo simpático ao bolsonarismo.

Como mostrou o Painel, a DPU encaminhou ao governo Lula um ofício no qual critica a demora em enviar aviões e pessoal para ajudar a controlar a crise dos yanomamis.

Entre aliados da gestão petista, o movimento foi visto com estranheza, pelo fato de Macedo não ter se manifestado com a mesma ênfase sobre a questão indígena no mandato anterior.

Um dos cotados para ser alçado ao posto de defensor público-geral é Igor Roque, chefe da DPU em Brasília. Ele conta com apoio, entre outros, do grupo jurídico Prerrogativas, alinhado ao atual governo.

Em nota, a Defensoria Pública da União afirmou que, "em diversas ocasiões nos últimos anos, diante da gravíssima situação de crise humanitária causada pelo garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami, atuou de forma a alertar o governo federal e cobrar medidas urgentes e efetivas para garantir os direitos dessa população",

A DPU afirma ainda que "reconhece os importantes esforços que o atual governo federal tem envidado para reduzir os danos causados pelo garimpo ilegal ao povo Yanomami e Ye’kwana, intensificados pela omissão estrutural da gestão anterior, e entende que é preciso trabalhar de forma colaborativa para a resolução do problema".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.