Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Congresso Nacional

PT pode perder segunda opção de comissão para Pacheco acomodar mulheres

Mesa Diretora do Senado foi acordada apenas com homens e Leila Barros pode ir para a de Assuntos Sociais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Depois de ter perdido a negociação para comandar as principais comissões do Senado, o PT pode ficar de fora também da sua segunda opção.

A Comissão de Assuntos Sociais, cobiçada após o partido ter sido preterido para CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), CAE (Assuntos Econômicos) e CRE (Relações Exteriores), pode ir para a senadora Leila Barros (PDT-DF).

Senadora Leila Barros (PDT-DF) durante as eleições de 2022 (Foto: Globo/ Isadora Azambuja) - Globo

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), tem sido pressionado a incluir mulheres nos cargos de comando da Casa. A Mesa Diretora foi ocupada apenas por homens. A CCJ deve ficar com Davi Alcolumbre (União-AP), a CAE com Vanderlan Cardoso (PSD-GO) e a CRE com Renan Calheiros (MDB-AL).

Além do mais, o PT não conseguiu concretizar as adesões que esperava para aumentar a bancada e deve ficar com oito senadores. O líder do governo Randolfe Rodrigues (Rede-AP) não migrou para o partido; a senadora Jussara Lima (PI), suplente do ministro Wellington Dias (PT-PI), deve ficar no PSD, que segue se esforçando para se consolidar como o maior partido do Senado.

Diante desse cenário, a última trincheira do PT será a CDH (Comissão de Direitos Humanos), presidida no último biênio pelo senador Humberto Costa (PT-PE).

Embora seja um colegiado com poucas possibilidades de articulação política, presidi-la impedirá o avanço da oposição, que a partir dessa legislatura conta com parlamentares com forte posicionamento ideológico como Damares Alves (Republicanos-DF) e Magno Malta (PL-ES).

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.