Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Tarcísio nomeia ex-aliada de Mario Covas para articulação política

Zulaiê Cobra tornou-se conhecida como parlamentar do PSDB e depois migrou para o PSD, de Kassab

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) nomeou a advogada criminalista e ex-deputada federal Zulaiê Cobra para o cargo de assessora técnica da Secretaria da Casa Civil.

A escolha foi feita pelo grupo político de Gilberto Kassab, secretário de Governo, presidente do PSD, partido ao qual Zulaiê está filiada, que é próximo da ex-parlamentar.

Zulaiê Cobra durante evento no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo
Zulaiê Cobra durante evento no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo - Zanone Fraissat-10.mai.2013/Folhapress

Zulaiê também representa um elo entre o Governo de São Paulo e a Prefeitura de São Paulo, na qual Fabricio Cobra, filho de Zulaiê, atua como secretário da Casa Civil.

Atualmente com 79 anos, Zulaiê foi candidata a vice-governadora de São Paulo em 1990, na chapa de Mario Covas, que foi derrotada pelo emedebista Luiz Antonio Fleury Filho.

Em 1992, foi eleita vereadora na capital. Dois anos depois, tornou-se deputada federal pelo PSDB, tendo sido reeleita mais duas vezes.

Em 2006, foi suplente de Guilherme Afif Domingos (atual secretário de Projetos Estratégicos) em chapa para o senado que acabaria derrotada pelo petista Eduardo Suplicy. Zulaiê então se desfiliou do PSDB, criticando o partido pela oposição ao PT que ela via como fraca.

Kassab disse em evento recente que o governo Tarcísio tem "a cara do PSDB do [Franco] Montoro, do [Mario] Covas". Em seu discurso de posse, o governador reverenciou nomes históricos do partido.

"Precisamos entregar as pequenas coisas, que mudam a rotina e fazem a diferença. Como dizia Franco Montoro: 'Minha maior obra é o conjunto das pequenas obras', ou Mario Covas: 'Penso que, às vezes, mais vale eliminar uma fila do que construir um viaduto'", acrescentou, com menção também a José Serra.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.