Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Governo Lula relançará plano de combate ao desmatamento para marcar 100 dias

Ação é mais uma do pacote de projetos 'reciclados' pela atual administração

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Uma das ações que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve incluir na comemoração dos 100 dias da gestão é o PPCDAm (Plano de Ação para a Prevenção e Combate ao Desmatamento da Amazônia).

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva ao lado da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress, PODER) - Folhapress

Trata-se de uma reformulação do plano elaborado ainda em 2004, quando a ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Marina Silva, era a responsável por essa agenda no primeiro governo Lula.

Já em 1º de janeiro, o presidente montou uma comissão com 19 pastas para reconstruir as ações e reorganizar o que teria sido desmontado durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Segundo fontes que participaram da construção do plano, ele foca em estratégias de fiscalização e valorização da floresta.

A ideia é que nos próximos meses planos semelhantes sejam elaborados para os demais biomas brasileiros.

Essa é mais uma das ações recicladas dos primeiros mandatos de Lula que devem figurar entre as ações dos 100 primeiros dias. Com orçamento apertado, os ministros se dedicaram ao que vêm chamando de "reconstrução" de políticas estruturantes adotadas nas gestões petistas anteriores.

O presidente Lula reuniu nesta segunda-feira (3) seus ministros e cobrou entregas e a divulgação das ações das suas respectivas pastas. Na próxima segunda-feira (10), quando o governo chega a 100 dias, deve haver uma nova reunião ministerial para apresentar o que já foi feito até o momento.

O formato exato do evento ainda não fechado, mas integrantes do governo afirmam que os principais anúncios devem ser guardados para serem feitos em outra ocasião. Como Lula viaja para China já no dia seguinte, a avaliação é de que a agenda internacional, dada a sua importância, tende a esvaziar qualquer nova ação mais robusta da administração federal.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.