Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Ministro dos Direitos Humanos dirá que Bolsonaro cultuava ditadores em fala na ONU

Silvio Almeida participará de encontro de comitê de combate à tortura, em Genebra

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, pretende dizer a um órgão da ONU sobre combate à tortura, nesta quarta-feira (19), que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cultuava torturadores e incentivava abusos do poder público.

O ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, que participará de evento da ONU em Genebra - Tânia Rêgo/Agência Brasil

Almeida falará ao Comitê de Combate à Tortura, sediado em Genebra (Suíça). Ele apresentará o segundo relatório brasileiro ao órgão, mais de 20 anos após o primeiro.

Bolsonaro é assumidamente admirador do regime militar, em que a tortura era prática de Estado. Um de seus ídolos é o coronel Brilhante Ustra, que chefiou centros de tortura na ditadura.

O ministro também pretende dizer que documentos apresentados pelo governo anterior sobre o tema não condizem com a verdade.

O Comitê contra a Tortura da ONU é o órgão encarregado de monitorar o cumprimento da Convenção contra a Tortura, ratificada pelo Brasil em 1989. O ministro também pretende encontrar representantes da sociedade civil para debater o tema.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.