Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu petrobras

Ministro defende que não se impeça estudo sobre petróleo na foz do Amazonas

Alexandre Silveira, das Minas e Energia, pediu à Petrobras para complementar informações

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, defende que não se deve impedir a realização de pesquisa sobre a exploração de petróleo na foz do rio Amazonas. Segundo ele, são estudos "para conhecimento das potencialidades minerais do Brasil".

Ministro de Minas e Energias, Alexandre Silveira, defende estudos para a exploração de petróleo na foz do rio Amazonas (FOTO Gabriela Biló /Folhapress) - Folhapress

Silveira afirmou a interlocutores ser favorável ao diálogo, ainda mais em um tema tão sensível ao país, e sustentou ser importante encontrar a convergência entre desenvolvimento econômico e sustentabilidade.

Nesta quarta-feira (17), o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e de Recursos Naturais Renováveis) recusou o pedido para a realização de estudos de viabilidade para a exploração de petróleo na foz do Rio Amazonas. O presidente do instituto, Rodrigo Agostinho, citou a ausência de informações para garantir condições seguras ao prosseguimento do empreendimento.

Fontes do MME relatam que Silveira já havia enviado ofício à Petrobras solicitando a complementação dos dados conforme solicitado pelo Ibama. O último teria sido enviado na semana passada.

Diante da negativa, a bancada do Amapá se mobilizou para reverter a decisão. O senador Davi Alcolumbre pretender exercer pressão política sobre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e integrantes do governo. O líder no Congresso, Randolfe Rodrigues, deixou a Rede Sustentabilidade, partido da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.