Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Possível relatoria para Eduardo Braga na CPMI do 8/1 desperta desconfiança no PT

Partido quer levar investigação em banho-maria, mas há receio de que o parlamentar busque holofotes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Lideranças do PT encaram com receio a possibilidade de o senador Eduardo Braga (MDB-AM) assumir a relatoria da CPMI de 8 de janeiro.

O partido avalia que é melhor levar a investigação em "banho-maria", sem deixar que tome conta do noticiário e da pauta do Congresso.

Líder do MDB no Senado, Eduardo Braga (AM) é cotado para assumir a relatoria da CPMI de 8/1 (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado) - Waldemir Barreto/Agência Senado

Se for mesmo essa a estratégia, o receio é de que Braga queira aproveitar os holofotes e incendeie os trabalhos.

Além disso, há preocupação de como o cenário local pode interferir na atuação do parlamentar. O Amazonas é um estado em que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teve uma boa votação — embora tenha ficado em segundo lugar, alcançou 49,1% dos votos válidos.

Isso não ocorreria se o relator fosse Renan Calheiros (MDB-AL), nome aventado inicialmente, que é mais alinhado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Soma-se a esses fatores a atitude do próprio Braga na CPI da Covid-19. Mesmo fazendo parte do grupo de oposição a Bolsonaro, ele em diversas situação teve posicionamentos apartados dos demais.

A expectativa é de que os trabalhos se iniciem já na próxima semana. As indicações já foram feitas pelos partidos na Câmara e no Senado.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.