Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu terrorismo

Tom de Boulos sobre Hamas destoa do PSOL, que critica 'apartheid sionista de Israel'

Partido faz apenas breve menção a vítimas de ataques, enquanto aponta crimes contra a humanidade do Estado judeu

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ajuste de rota de Guilherme Boulos (PSOL), que citou nesta terça-feira (10) o Hamas ao condenar os ataques a Israel, contrasta com a posição de seu próprio partido.

Manifestante pró-Palestina em ato em Brasília - Ueslei Marcelino/Reuters

Em nota divulgada no domingo (8), o PSOL se dedica mais a criticar o "apartheid sionista de Israel" do que se solidarizar com as vítimas do grupo terrorista.

A sigla aponta "políticas de Estado que promovem a colonização, a discriminação racial institucionalizada e uma ocupação brutal" e vê "evidentes crimes contra a humanidade" do Estado judeu.

Há apenas uma breve e genérica menção de que o partido "lamenta as mortes ocorridas e reitera seu compromisso com os direitos humanos e a autodeterminação dos povos".

Já o PCdoB, partido de um militante que zombou de uma refém israelense, também divulgou nota com viés favorável ao Hamas.

Nela, a legenda condena a reação israelense aos ataques e silencia sobre o grupo terrorista. "Lamentamos e nos solidarizamos igualmente com todas as vítimas desta escalada, israelenses e palestinas, mas não igualamos as responsabilidades", diz.

O PC do B diz ainda que apenas palestinos fizeram concessões para atingir a paz nos últimos anos.

"Esta guerra já está em curso há muitos anos e há três décadas os palestinos fizeram concessões importantes, nos chamados Acordos de Oslo, nunca cumpridos por Israel, que garantiam negociações pacíficas como caminho para o estabelecimento de um Estado Palestino independente, com fronteiras internacionalmente reconhecidas", afirma.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.