Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Bolsonaro falseia vídeo para criticar seca no Nordeste na gestão Lula

Ex-presidente publicou vídeo que mostraria abundância de água no rio São Francisco em sua gestão, mas filmagem é de maio deste ano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) publicou em suas redes sociais um vídeo com informações falsas para criticar o governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a respeito de uma suposta seca em trechos da transposição do Rio São Francisco.

O material mostra um homem mergulhando em um canal em Barbalha (400 km de Fortaleza), no Ceará, e diz em legenda que a gravação foi feita em março de 2022, durante o governo Bolsonaro. A ideia é a de mostrar abundância hídrica.

No entanto, a filmagem foi realizada em maio de 2023, já na gestão petista.

Um segundo vídeo apresentado por Bolsonaro na sequência mostra imagens de um canal seco e as identifica como se fossem do mesmo lugar, no Ceará. A ideia é a de mostrar falta de água.

No entanto, o protagonista do vídeo e morador da região, Rodrigo de Oliveira, 45, afirma ao Painel que o canal em que mergulhou em maio está hoje ainda mais cheio, devido às chuvas de setembro na região.

O autor do vídeo original que mostra Oliveira mergulhando e que foi manipulado por Bolsonaro é André do Cariri, 29, youtuber que é criador do canal Jeito Nordestino.

Ele conta que estava na cidade de Barbalha para gravar o corte da árvore cujo tronco é exibido na tradicional Festa do Pau da Bandeira e então filmou Oliveira entrando no canal do chamado Cinturão das Águas, no Ceará.

O vídeo publicado por Bolsonaro leva, inclusive, uma tarja branca que esconde o crédito do Jeito Nordestino.

Daniela Alexandre, 27, esposa de Oliveira, também diz à coluna que, diferentemente do que afirma o vídeo compartilhado pelo ex-presidente, o canal hoje tem mais água do que na época da gravação, em maio.

"Moro a um minuto de distância do canal, de moto. Hoje tem até peixe, as pessoas vão ali pescar, está bem profundo. Até proibiram o mergulho depois que algumas pessoas se afogaram ali. O nível está bem alto nos últimos meses", diz Daniela.

O deputado federal Pedro Campos (PSB-PE), coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Nordeste, diz não se surpreender com o uso de informações falsas por parte de Bolsonaro para falar da transposição.

"A desinformação sobre este tema é recorrente no bolsonarismo. Por sorte, o povo que vive às margens do canal sabe a verdade e mostrou isso nas urnas", afirma o parlamentar.

Pedro Campos (PSB-PE), deputado federal, durante discurso no plenário da Câmara
Pedro Campos (PSB-PE), deputado federal, durante discurso no plenário da Câmara - Vinicius Loures-26.set.2023/Câmara dos Deputados

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.