Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Ministério das Mulheres faz parceria para pesquisar monetização de discurso misógino

Iniciativa, que terá investimento de R$ 300 mil, vai analisar comunidades online usadas para organizar ataques contra mulheres

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O Ministério das Mulheres fechou parceria de R$ 300 mil com o laboratório NetLab, vinculado à escola de comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, para pesquisar a monetização do discurso misógino em redes sociais e analisar como comunidades online organizam ataques contra mulheres.

Na última segunda (11), o perfil da primeira-dama, Rosângela da Silva, foi invadido por hackers, que fizeram publicações misóginas contra Janja.

Ministras no evento de lançamento do programa Brasil Sem Misoginia, realizado em outubro em Brasília
Ministras no evento de lançamento do programa Brasil Sem Misoginia, realizado em outubro em Brasília - Reprodução/YouTube/@canalgov

A iniciativa vai analisar a produção de conteúdo audiovisual com discurso de ódio contra mulheres que gera receita em plataformas digitais e a ocorrência de golpes e fraudes direcionados ao público feminino.

Um dos focos serão as chamadas manosferas, redes de comunidades usadas para orquestrar ataques contra mulheres. No caso das fraudes, a ideia é avaliar o uso da publicidade digital na venda de produtos falsos ou adulterados, golpes financeiros e vazamento de dados pessoais.

Os primeiros resultados da iniciativa, que tratarão da exploração de conteúdos audiovisuais e da monetização em plataformas de vídeo na internet, serão entregues em março de 2024. Eles integrarão um relatório especial que será lançado no Dia Internacional da Mulher, em parceria com a sociedade civil. Já as conclusões sobre golpes e fraudes serão apresentadas em junho.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.