Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Novo vai ao STF contra quinquênios pagos pela Justiça estadual

Partido aponta inconstitucionalidade nos benefícios, que foram suspensos pelo TCU

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Partido Novo entrou com representações no STF (Supremo Tribunal Federal) e no CNJ (Conselho Nacional de Justiça) contra a prática de tribunais de Justiça de vários estados de adotarem adicionais por tempo de serviço, os chamados "quinquênios".

Vestindo terno cinza e óculos escuros, Eduardo Ribeiro está no centro da fotografia, à frente de um painel com o símbolo do Novo. Ele fala ao microfone.
O presidente do Novo, Eduardo Ribeiro - Divulgação

O benefício de aumento salarial de 5% a cada período de cinco anos foi extinto em 2005, mas vem sendo ressuscitado por tribunais mesmo sem a existência de lei para isso.

Em novembro do ano passado, o Conselho da Justiça Federal aprovou a volta dos quinquênios com pagamento retroativo desde junho de 2006, quando o desembolso dos valores foi interrompido.

Os pagamentos foram posteriormente suspensos pelo TCU (Tribunal de Contas da União) por não haver previsão orçamentária.

Mesmo assim, diz a ação do Novo, diversas cortes regionais têm concedido o benefício, em uma espécie de "realidade paralela".

A peça, assinada pelo presidente nacional da legenda, Eduardo Ribeiro, pede a imediata suspensão do benefício e a declaração de inconstitucionalidade dos pagamentos já feitos.

A recriação dos quinquênios é proposta em uma emenda constitucional defendida pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.