Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Arquidiocese pede que presidente da Câmara de SP envie denúncias que diz ter sobre padre Júlio

Milton Leite (União) afirmou ter recebido acusações de 'extrema gravidade' e que as levaria ao Vaticano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Arcebispo de São Paulo, o cardeal dom Odilo Scherer encaminhou ofício ao presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Milton Leite (União Brasil), solicitando o envio das "denúncias de extrema gravidade" que o vereador disse ter recebido a respeito do padre Júlio Lancellotti, da Pastoral do Povo da Rua.

Como revelou o Painel, o vereador Rubinho Nunes (União) tem articulado para fevereiro a instalação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) na qual o padre seria o principal alvo.

Em entrevista à coluna Mônica Bergamo, Leite disse ter recebido as acusações e que as encaminharia ao Ministério Público de São Paulo, à CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) e ao Vaticano. Ele não revelou o teor do material até o momento.

O presidente da Câmara afirma à coluna que recebeu o ofício e já solicitou uma reunião com o cardeal para a entrega do conteúdo.

Padre Júlio Lancellotti durante ato pelo fim da violência policial contra a população de rua
Padre Júlio Lancellotti durante ato pelo fim da violência policial contra a população de rua - Marlene Bergamo-15.abr.2022/Folhapress

Em nota, a Arquidiocese de São Paulo afirma que, após tomar conhecimento da entrevista, "enviou um ofício ao referido vereador, solicitando que a suposta denúncia fosse transmitida".

"A Arquidiocese desconhece o teor das supostas acusações mencionadas pelo vereador e lamenta não ter sido informada devidamente a seu respeito", completa.

No começo do mês, a Arquidiocese disse acompanhar "com perplexidade" a possível abertura da CPI.

Formalmente, a investigação tem como objeto o trabalho das ONGs que atuam no centro de São Paulo. Nas redes sociais e em entrevistas, no entanto, o vereador Rubinho Nunes deixou claro que o principal alvo é o padre, de quem é um crítico.

Tanto é assim que a escolha das duas entidades que deverão estar no escopo da CPI, Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto, conhecida como Bompar, e o coletivo Craco Resiste, seriam as mais próximas da atuação do padre, na leitura do vereador.

A primeira é uma entidade filantrópica ligada à igreja católica da qual o padre Júlio foi conselheiro, mas hoje não é mais. A segunda atua contra a violência policial na região da cracolândia.

O padre afirmou à coluna que não faz parte de nenhuma ONG e não tem qualquer envolvimento com projetos que envolvam dinheiro público, e que, por isso, não vê sentido em ser investigado.

Milton Leite (União Brasil), presidente da Câmara Municipal de São Paulo, durante entrevista à Folha
Milton Leite (União Brasil), presidente da Câmara Municipal de São Paulo, durante entrevista à Folha - Danilo Verpa-7.mar.2018/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.