Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Fifa mantém inspeção à CBF mesmo com retorno de Ednaldo à presidência

Comitiva da entidade e da Conmebol virá ao Brasil na segunda (8) para avaliar possível descumprimento de estatuto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Mesmo com o retorno de Ednaldo Rodrigues à presidência da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), uma comitiva conjunta da Fifa e da Conmebol (Confederação Sul-Americana) manteve a decisão de vir ao Brasil para inspecionar as condições do futebol brasileiro.

O presidente da CBF Ednaldo Rodrigues, que retornou ao cargo por decisão do STF - Eduardo Anizelli/Folhapress

A visita está marcada para o período entre 8 e 10 de janeiro. As entidades querem avaliar se a CBF está descumprindo a determinação do estatuto da Fifa que veta interferência externa na gestão do futebol.

O afastamento de Ednaldo pela Justiça do Rio de Janeiro no ano passado poderia em tese configurar ingerência externa, o que levaria a uma suspensão da CBF de eventos e torneios internacionais.

Ednaldo retornou ao comando do futebol na última quinta-feira (4), por determinação do ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), mas a inspeção foi mantida.

A comitiva pretende ouvir dirigentes da CBF, além do ex-interventor, José Perdiz, e outros atores envolvidos na disputa.

Um dos pontos a serem abordados, segundo o Painel apurou, é o papel do PC do B, partido que entrou com a ação no STF que abriu caminho para o retorno de Ednaldo.

Outro aspecto a ser analisado pela comitiva são as denúncias feitas pela ex-diretora de Patrimônio da entidade, Luísa Rosa, de que sofreu assédio moral e sexual em seu período trabalhando na CBF.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.