Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Vereador da Grande SP mudou declaração de raça quatro vezes desde 2014

Lucas do Liceu, de Itaquaquecetuba, diz que nunca se beneficiou das mudanças e que passou por 'letramento racial'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O vereador Lucas do Liceu (PP), de Itaquaquecetuba, na Grande SP, mudou quatro vezes sua declaração de raça à Justiça Eleitoral desde 2014.

Ele diz ao Painel que sempre foi o partido a fazer suas declarações. Também afirma que sempre se definia como branco ou pardo por não ter "letramento racial" e que atualmente se declara preto (veja mais abaixo).

O Tribunal Superior Eleitoral tem discutido a possibilidade de coibir os candidatos de alterarem a autodeclaração de raça entre eleições.

Em 2014, como candidato a deputado estadual pelo PPL, Lucas declarou-se branco. Dois anos depois, em busca de vaga de vereador pelo mesmo partido, descreveu-se como pardo. Em 2018, pleiteando o cargo de deputado estadual pelo Patriota, voltou a se declarar branco.

Em 2020, quando foi eleito vereador de Itaquaquecetuba pelo PP, registrou-se como pardo. Por fim, em 2022, em nova tentativa de se tornar deputado estadual, apresentou-se em sua ficha como preto.

Vereador Lucas do Liceu (PP-SP), de Itaquaquecetuba
Vereador Lucas do Liceu (PP-SP), de Itaquaquecetuba - Reprodução-16.ago.2023/@lucasdoliceu no Instagram

O vereador enfatiza que nunca foi favorecido pelas declarações e que na última eleição não recebeu recursos financeiros do partido ou do fundo eleitoral.

"Minha ascendência provém de pessoas pretas, entendendo que pardo não existe como raça, é apenas uma definição de cor criada pela colonização para definir a mistura. Hoje, ciente dessa construção social, me autodeclaro negro, bem como considera o Estatuto da Igualdade Racial, que define como negro o conjunto de pessoas que se autodeclaram pretas ou pardas", diz Lucas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.