Descrição de chapéu Consciência Negra

Nova edição do Troféu Raça Negra homenageia a jornalista Glória Maria

Premiação ocorrerá na Sala São Paulo na segunda-feira (20) e terá o ministro Luis Roberto Barroso como orador

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A jornalista Glória Maria, morta em fevereiro deste ano, será a grande homenageada na 21ª edição do Troféu Raça Negra. O evento acontece a partir das 19h de segunda-feira (20) na Sala São Paulo, região central da capital paulista.

Por defenderam a igualdade racial em suas respectivas áreas, também receberão homenagens os atores Elisa Lucinda e Samuel de Assis, a escritora e colunista da Folha Djamila Ribeiro, a cantora Alaíde Costa e a funcionária pública Kelli Quirino, além de Luís Roberto Barroso, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal). O ministro foi escolhido como orador do evento.

A cerimônia deste ano será apresentada por Joyce Ribeiro, âncora da TV Cultura, e Mirella Archangelo, apelidada de "mini Glória Maria" após vídeo em que denuncia as condições precárias das ruas na periferia de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, viralizar nas redes em 2011.

A ativista moçambicana Graça Machel discursa durante o 20° Troféu Raça Negra, em 2022 - Bruno Santos - 21.nov.2022/ Folhapress

Na última edição, o Troféu Raça Negra homenageou 20 mulheres para marcar as duas décadas de sua criação.

Dentre as personalidades celebradas estavam a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), a escritora moçambicana Paulina Chiziane, primeira mulher negra a vencer o Prêmio Camões (o principal da literatura em língua portuguesa), e Graça Machel, ativista e viúva do líder sul-africano Nelson Mandela.

Criado e organizado pela ONG Afrobras e pela Universidade Zumbi dos Palmares, o Troféu Raça Negra visa destacar personalidades que contribuem para inclusão social e na luta contra o racismo.

Nomes como Cartola, Milton Nascimento, Mano Brown, Zezé Motta, Elza Soares, Martinho da Vila, Jair Rodrigues e Wilson Simonal já foram homenageados.

A premiação faz parte da Virada da Consciência Negra de 2023.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.