Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Rússia

Representante de ucranianos no Brasil critica PT por parabenizar Putin

Vitorio Sorotiuk diz que partido se associa a regime fascista ao elogiar sua vitória em eleição

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Presidente da principal entidade que representa a comunidade ucraniana no Brasil, Vitorio Sorotiuk criticou o fato de o PT ter parabenizado o russo Vladimir Putin por sua vitória na eleição encerrada no domingo (17).

Retrato do presidente da Rússia, Vladimir Putin, com resultado de sua vitória eleitoral - AFP

"Mundialmente se sabe que na Rússia eleição é uma farsa, que os candidatos estão mortos, na prisão, ou impedidos. Liberdade de imprensa, organização e manifestação não existem. É uma autocracia, de caráter fascista e imperialista. Elogiar esse sistema é se associar a ele", declarou Sorotiuk, que preside a Representação Central Ucraniano Brasileira.

A comunidade ucraniana no Brasil é estimada em cerca de 600 mil pessoas, a maioria concentradas no Paraná e em São Paulo.

Em nota assinada por seu secretário de Relações Internacionais, Romenio Pereira, o PT parabenizou o Rússia Unida, partido de Putin, pelo "resultado expressivo" no pleito, com 87% dos votos ao atual presidente. O próprio Pereira acompanhou in loco a votação, a convite da legenda de Putin.

A eleição foi considerada uma farsa por grande parte dos países ocidentais, pelo fato de opositores de Putin terem sido barrados de concorrer.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.