Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Rússia g8 G20

Ministério da Justiça tergiversa sobre prisão de Putin no Brasil

Pasta diz realizar tratativas com o Ministério das Relações Exteriores para 'dar o tratamento adequado ao assunto'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O Ministério da Justiça e Segurança Pública evita responder diretamente se o presidente da Rússia, Vladimir Putin, seria preso caso viesse ao Brasil para participar da cúpula do G20 no Rio de Janeiro, que será realizada em novembro deste ano.

Ministério da Justiça diz conversar com Itamaraty sobre eventual prisão de Putin caso venha ao Brasil
Ministério da Justiça diz conversar com Itamaraty sobre eventual prisão de Putin caso venha ao Brasil - Alexander Kazakov/AFP

A pasta recebeu um requerimento de informações do deputado Kim Kataguiri (União-SP) para esclarecer se o líder russo seria preso se viajasse ao Brasil.

Como signatário do TPI (Tribunal Penal Internacional), o país teria que cumprir mandados emitidos pela corte contra Putin.

Em resposta ao parlamentar, o ministério afirmou que, por meio de sua área técnica, Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional, "tem realizado tratativas com o Ministério das Relações Exteriores para dar o tratamento adequado ao assunto e as medidas correspondentes serão adotadas a partir do resultado dessas tratativas."

"Todavia, necessário ressaltar que a divulgação de planos ou estratégias para cumprimento de qualquer mandado de prisão, independentemente do sujeito passivo da medida, pode desencadear consequências adversas, dentre elas, a frustração da efetividade da execução da medida e o comprometimento da segurança de pessoas envolvidas", indica a resposta.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.