Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu São Paulo

Deputados articulam mudar Constituição estadual para reeleger presidente da Alesp

Ideia dos aliados de André do Prado (PL) é mantê-lo até o fim da gestão Tarcísio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Deputados da base do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) têm articulado uma proposta para liberar a reeleição do atual presidente da Assembleia Legislativa, André do Prado (PL).

O próprio presidente da Casa, cujo mandato de dois anos termina em março de 2025, tem discretamente estimulado o movimento. Procurado pelo Painel, ele não se manifestou.

André do Prado (PL), presidente da Assembleia Legislativa de SP, durante sessão em homenagem a Ricardo Lewandowski
André do Prado (PL), presidente da Assembleia Legislativa de SP, durante sessão em homenagem a Ricardo Lewandowski - Ronny Santos-30.mai.2023/Folhapress

Atualmente, segundo a Constituição estadual, a reeleição só é permitida em legislaturas diferentes, ou seja, emendando o último biênio de um governo e o primeiro do seguinte.

Para que a alteração seja possível, ao menos 57 dos 94 deputados precisariam votar favoravelmente a uma emenda.

O deputado estadual Barros Munhoz (PSDB) afirma que tem acompanhado as conversas e que é favorável à medida.

"Se possível, será ótimo. Um período de quatro anos é muito melhor. E ele [Prado] está sendo um excelente presidente. Acho que teria o apoio da maior parte dos deputados. Ele exerce muito bem o mandato, respeitando todos os partidos", afirma o tucano.

O movimento também é encorajado por uma decisão do Supremo Tribunal Federal de 2022 que liberou a possibilidade de Assembleias reelegerem seus presidentes uma vez, independente do momento da legislatura.

A articulação vem sendo feita com cuidado, para não melindrar parlamentares da base aliada que querem suceder Prado na presidência.

Um exemplo que tem sido citado pelos deputados é o de Milton Leite (União Brasil), presidente da Câmara Municipal de São Paulo, que conseguiu a aprovação de duas alterações na Lei Orgânica do Município, em 2022 e 2023, para continuar no cargo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.