Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Sabesp São Paulo

Governo Tarcísio diz que venda da Sabesp reduzirá tarifa para os mais pobres em 10%

Diminuição da conta de água é uma das principais promessas em relação ao projeto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O governo Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) disse nesta quarta-feira (17) que a desestatização da Sabesp vai resultar na redução de 10% na tarifa social de água, destinada à população mais vulnerável.

A gestão estadual também afirma que haverá redução para as demais categorias, sendo 1% para consumo residencial e 0,5% para comercial e industrial.

Estação de tratamento de água da Sabesp, em Santo Amaro, na zona sul de São Paulo, estatal que pode ser privatizada
Estação de tratamento de água da Sabesp, em Santo Amaro, na zona sul de São Paulo, estatal que pode ser privatizada - Gabriel Cabral-26.jul.2019/Folhapress

Para ter direito à tarifa social, a pessoa precisa estar no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais), registro que permite ao governo saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil.

A Arsesp (agência reguladora de serviços públicos) será a responsável por levantar quem consta no cadastro nos municípios atendidos pela empresa.

Segundo o Governo de São Paulo, a redução da tarifa será possível graças a mudanças na metodologia de cálculo e ao Fausp (Fundo de Apoio à Universalização do Saneamento no Estado de São Paulo), que receberá 30% do valor obtido pela administração estadual com a desestatização, além dos dividendos pagos pela Sabesp nos próximos anos.

A promessa é que a redução da tarifa não comprometa os investimentos no setor.

No modelo atual, os investimentos são pré-pagos, ou seja, considerados na tarifa quando planejados, antes da execução.

Com a desestatização, eles serão pós-pagos, ou seja, só entram na conta depois que realizados pela Sabesp. Caso a tarifa calculada fique acima do que seria cobrado pela empresa estatal, serão utilizados recursos do Fausp para manter a tarifa mais baixa.

Segundo o governo, a implementação do desconto acontecerá imediatamente após a entrada em vigor do contrato de privatização da Sabesp.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.