Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Ouvidoria do Ministério de DH integra comitiva que investiga células neonazistas em SC

Trabalho no local é liderado pelo Conselho Nacional dos Direitos Humanos, que está em Florianópolis desde quarta-feira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Representantes do Conselho Nacional dos Direitos Humanos, da Associação Brasileira de Imprensa e da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos estão em Florianópolis desde quarta-feira (10) para elaborar um relatório sobre denúncias de aumento de grupos neonazistas em Santa Catarina.

Polícia prende grupo de jovens acusados de serem neonazistas em Santa Catarina
Polícia prende grupo de jovens acusados de serem neonazistas em Santa Catarina - Reproduçao TV Globo

Ao todo, 13 integrantes estão na capital catarinense. A missão foi aprovada na 76ª reunião ordinária do Conselho Nacional dos Direitos Humanos, realizada em fevereiro, e assinada por resolução na última terça-feira (9).

Como mostrou a colunista Mônica Bergamo, o conselho acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta sobre o aumento de movimentos neonazistas no Brasil.

A ouvidora nacional dos Direitos Humanos, Luzia Cantal, diz que denúncia apresentada pela Associação Brasileira de Imprensa ao Conselho Nacional dos Direitos Humanos cita proliferação das atividades neonazistas e fascistas no país.

"Os relatos que estão sendo levantados aqui são absolutamente estarrecedores. A intenção é fazer uma relatoria especial não só em Santa Catariana, como no Brasil", diz Cantal. O documento final deve ser enviado ao sistema de justiça e a órgãos competentes após novas visitas a outros estados.

Também integram a comitiva o Movimento Nacional de Direitos Humanos, o Conselho Estadual de Direitos Humanos de Santa Catarina, o Instituto Movimento Humaniza e a Universidade Federal de Santa Catarina.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.