Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Ex-presidente do PSDB de SP pede impugnação da candidatura de Datena à Justiça eleitoral

Aliado de Ricardo Nunes, Fernando Alfredo diz que estatuto da federação foi desrespeitado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ex-presidente do diretório municipal do PSDB, Fernando Alfredo apresentou nesta segunda-feira (19) à Justiça eleitoral de São Paulo um pedido de impugnação da candidatura de José Luiz Datena à Prefeitura de São Paulo pelo partido.

Aliado do prefeito Ricardo Nunes (MDB), que busca a reeleição, Alfredo afirma no pedido que o processo de escolha do apresentador como candidato tucano teve irregularidades na convenção, em 27 de julho, e também antes dela.

A imagem mostra um grupo de pessoas em um evento público, com um homem no centro gesticulando e falando de forma intensa. Ele parece estar em uma discussão acalorada, cercado por várias pessoas e câmeras. O ambiente é agitado, com muitos indivíduos observando e registrando a cena com seus celulares.
José Luiz Datena (PSDB) durante discussão com militantes tucanos após convenção - Felipe Iruatã-27.jul.2024/Folhapress

Ele diz que ele e a militante tucana Maria de Lurdes Silva também eram pré-candidatos pela sigla e, por isso, a federação PSDB/Cidadania deveria, segundo seu estatuto, realizar prévias. No entanto, diz Alfredo, o PSDB já vinha divulgando em seus canais oficiais que Datena seria o candidato tucano antes mesmo da realização da convenção.

Na convenção, afirma o ex-presidente, ele e seus aliados foram proibidos de entrar no recinto e de acompanhar o evento. Alfredo diz, então, que não é possível atestar que a votação para escolha de Datena como representante tucano tenha de fato ocorrido da maneira descrita na ata, já que apenas o apresentador e seus aliados participaram do processo, realizado em sala fechada na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Além da impugnação da candidatura, Datena pede que a Justiça eleitoral suspenda o uso de recursos públicos na campanha e impeça a utilização de tempo no rádio e na TV para propaganda eleitoral.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.