Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu São Paulo alimentação

Tarcísio veta projeto que propunha proibir palavra 'carne' para alimentos à base de planta

Governador de SP afirmou que se trata de tema de competência da União

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) vetou o projeto de lei aprovado na Assembleia Legislativa de São Paulo que propunha a proibição do uso da palavra "carne" na divulgação de alimentos de origem vegetal ("plant based").

Na justificativa, ele argumentou que se trata de tema de competência da União. Autor do projeto e aliado de Tarcísio, o deputado Lucas Bove (PL) disse que o governador "cedeu às pressões das grandes indústrias e da militância".

O projeto argumentava que a falta de regulamentação pode criar um ambiente propício para que fabricantes "plant-based" (à base de legumes e verduras) recorram a "práticas enganosas ou confusas" que prejudicariam os consumidores.

A imagem mostra um hambúrguer em um prato branco. O hambúrguer está montado com alface, tomate, cebola, picles e queijo, dentro de um pão de hambúrguer. Ao lado, há uma tábua de madeira com três espetos contendo pedaços de pancetta à base de proteína e fatias de limão.
Pancetta à base de proteína isolada de ervilha e hamburguer com ovo vegetal de castanha de caju - Gabriel Cabral-18.fev.2021/Folhapress

O debate sobre a proibição do termo tem acontecido em outros países nos últimos anos, a partir da popularização do setor de alimentos à base de plantas.

Desde 2022, a França tem passado por idas e vindas na vedação ou não de termos como "carne vegetal" e similares. Em abril, o Conselho de Estado francês suspendeu um decreto do governo que proibia o uso de 21 palavras relacionadas a carne, como "escalope" e "presunto", para divulgação de produtos de origem vegetal.

Produtores de alimentos "plant based" afirmam que o uso de palavras que já são familiares para as pessoas é importante para mobilizar referências já conhecidas e atrair novos consumidores. Termos como "carne" seriam a porta de entrada para que consumidores experimentem a substituição de alimentos de origem animal por aqueles de base vegetal.

Imagem de um homem de terno azul e gravata, falando ao microfone. Ele está em um ambiente formal, possivelmente uma assembleia ou câmara, com um brasão ao fundo que contém as letras 'SP'.
O deputado estadual Lucas Bove durante sessão na Assembleia Legislativa de São Paulo - Divulgação-20.out.2023

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.