Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Aeroporto de Guarulhos cogita não pagar parcela da concessão

Concessionária convoca assembleia com financiadores sobre eventual inadimplência

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A concessionária do aeroporto de Guarulhos convocou uma assembleia com seus financiadores para o próximo dia 29. O assunto: a possibilidade de inadimplemento de uma outorga fixa a ser paga ao governo no dia 11 de julho.

Antes de um eventual descumprimento da outorga, a empresa, que é responsável pelo maior aeroporto do país, precisa consultar os bancos que a financiam e pedir que eles não exijam dela o pagamento antecipado de seus empréstimos.

Silêncio Procurada, a concessionária preferiu não se manifestar. Segundo dados da Anac, a parcela supera R$ 800 milhões.

Aval “Como o não pagamento da outorga é uma das hipóteses para o vencimento antecipado do financiamento, é necessário que os financiadores estejam de acordo em dar uma exceção no caso de a concessionária não pagar”, diz Letícia Queiroz, especialista em concessões, sócia do escritório de advocacia Queiroz Maluf.

Mais tempo O Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo) vai postergar em até 60 dias sua decisão de reduzir o horário de funcionamento de aeroportos no interior do estado, medida que havia aborrecido as companhias aéreas, conforme antecipou esta coluna.

Extintor Outra medida do Daesp, que prevê alteração no serviço de combate a incêndio no aeroporto de Bauru, também será prorrogada.

Clonado Cerca de 3,6 milhões de brasileiros tiveram os cartões de crédito clonados nos últimos 12 meses até março, segundo o SPC Brasil e a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas). Foi o tipo mais comum de golpe entre as 8,9 milhões de pessoas que enfrentaram alguma fraude.

Não autorizado Quase metade (47,8%) dos problemas ocorreram após compras online, segundo o levantamento. A principal consequência sofrida pelas vítimas foi o uso dos dados ou do cartão pelos fraudadores para fazer compras indevidas (37%).

Pet A Mars dona de marcas como M&M’s e Pedigree, vai reinserir a Eukanuba, de ração, no Brasil. Adquirida em 2014, a marca entra em estágio inicial de vendas em São Paulo e Rio. Até agosto, deve chegar a mais estados. Nos últimos anos, produtos da Eukanuba eram importados de forma esporádica.

Lacuna O objetivo da Mars é utilizar a marca para suprir o mercado atendido hoje pela Royal Canin, que passará a mirar nichos, como de ração para raças específicas, diz Nelo Marraccini Neto,CEO da Akron, responsável pela distribuição dos produtos no país.

Esperança Pesquisa da Duke University, FGV e Universidade Andina Simón Bolívar mostra que 7 em cada 10 diretores financeiros brasileiros dizem estar mais otimistas com economia neste ano. A perspectiva é que salários e gastos de capital cresçam 5% na comparação com 2018.

Salto John Graham, professor de finanças da Fuqua School of Business e diretor da pesquisa, diz que o índice de otimismo de diretores saltou depois da eleição do presidente Bolsonaro, de cerca de 50 para 70. "Observamos saltos similares quando candidatos pró-mercado foram eleitos, recentemente, nos Estados Unidos e no Chile (e antes, em 2012, quando Abe Shinzō foi eleito primeiro ministro no Japão)".


Prosa

Retrato de Juliana Azevedo, presidente da P&G no Brasil
Juliana Azevedo, presidente da P&G no Brasil - Karime Xavier - 15.ago.18/Folhapress

“Investimos em inovação, reconhecendo necessidades desse consumidor novo que vive uma crise, porque os dados são claros de economia que ainda não cresce, de desemprego que é real"


Juliana Azevedo
presidente da P&G no Brasil

com Igor Utsumi e Paula Soprana​

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.