Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Ministro do Meio Ambiente questiona laudo e quer cortar burocracia

Ricardo Salles reclamou da demora de processos de licenciamento e citou a falta de arqueólogos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Mais recente foco de exonerações e desentendimentos no governo do presidente Bolsonaro, o Ministério do Meio Ambiente anda de olho no Iphan (instituto do patrimônio histórico).

O ministro Ricardo Salles se queixou a interlocutores sobre a demora em processos de licenciamento, citando a falta de arqueólogos no país, o que para ele dificulta a venda de imóveis. Em alguns casos, além do aval do Ibama, são necessários laudos arqueológicos e de outras entidades, como a Funai.

Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles
Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles - Nacho Doce/Reuters

Restauração “O ministro Salles entende que a própria exigência de laudo prévio arqueológico deve ser revista e eventualmente alterada para rever burocracias excessivas”, afirma o Ministério do Meio Ambiente, em nota.

Pede para sair Após atritos com a pasta, o presidente do ICMBio, Adalberto Eberhard, se demitiu na última segunda (15). Em janeiro, a então presidente do Ibama, Suely Araújo, também pediu exoneração.

Gargalo Enquanto isso, o Iphan está em compasso de espera. O instituto hoje depende de servidores temporários, inclusive arqueólogos, que têm contrato até 28 de junho deste ano. Caso a equipe não seja reforçada até a data, é possível que o processo de licenciamento se torne inviável.

No aguardo A entidade diz, em nota, que aguarda autorização do Ministério da Economia para convocar concursados já aprovados.

Sujo na... Enquanto avança o cadastro positivo, o número de pessoas que limparam o nome caiu 6,5% no primeiro trimestre em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o Boa Vista SCPC.

...praça O pior desempenho foi na região Sul, com recuo de 14,8%. A baixa é atribuída à lenta retomada da atividade econômica e ao mercado de trabalho ainda fragilizado.

Caixa Apesar de receita e lucro mais baixos em 2018, os dividendos aos acionistas de Furnas subiram 50% ante 2017. Segundo a empresa, há mais disponibilidade de caixa.

Entrega... A popularização dos aplicativos de entrega levou a uma onda de formalização de motoboys, segundo pesquisa da Fipe encomendada pela Loggi, empresa de tecnologia que atua no setor.

...formal Cerca de 46% dos motofretistas do estado de São Paulo possuem algum arranjo formal de trabalho. O número de formalizados cresce a uma taxa média de 10,1% ao ano, de acordo com a Fipe.

Beta O C6, banco criado por ex-executivos do BTG Pactual, começou a convidar pessoas para acessarem seus serviços antes do lançamento, previsto para o primeiro semestre. Quem se cadastrar poderá abrir uma conta em maio.

Frescobol Na fase de testes, o app permite pagar boletos, sacar e fazer opções de investimento. O banco digital, que lista frescobol como um de seus valores, teve licença de operação do BC em janeiro.


PROSA

“Ele deve ter percebido que não é o melhor caminho. Se a equipe tem uma estrutura e tem gente competente, é sempre oportuno ouvir o que dizem, mesmo que você não aceite. Ouvir é sempre bom”

Luiz Fernando Furlan, ex-ministro e chairman do Lide, sobre a interferência de Bolsonaro no preço do diesel

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.