Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Anvisa vai reavaliar agrotóxicos que podem ter venda cancelada

Segundo o órgão, é a primeira vez que a reanálise será baseada em critérios técnicos e de risco

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Anvisa prepara uma lista de agrotóxicos que deverão ser reavaliados e que podem ter a venda restrita ou até mesmo cancelada no país.

Segundo o órgão, é a primeira vez que a reanálise será baseada em critérios técnicos e de risco.

Até então, produtos submetidos a novos estudos que checam possíveis riscos à saúde eram selecionados por determinações judiciais ou pressões de algum grupo.

A Anvisa estima que ao menos quatro produtos sejam revisados até o fim de 2020. Desde 2006, 15 agrotóxicos foram submetidos a novo crivo —11 foram proibidos, três tiveram restrições de uso e apenas um foi liberado. 

Entre os novos critérios utilizados para definir quais produtos devem integrar a lista estão popularidade no Brasil e identificação de resíduos em alimentos.

Ministério Público, Ibama, ministérios da Agricultura e da Saúde, além de empresas setor agroindustrial, foram ouvidas para definir as regras de reavaliação, de acordo com a Anvisa.

O total de agrotóxicos liberados para venda no mercado ou para uso industrial têm crescido nos últimos anos.

Em 2018, foram aprovados 450 registros desse tipo de produto, o maior número em ao menos 13 anos, de acordo com dados do Ministério da Agricultura. Em 2005, foram 91 registros, e em 2015, 139.

Leia a coluna completa aqui.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.