Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Anvisa agiliza processo para abrir farmácia no Brasil

Se agência não autorizar novas lojas em até 30 dias, aprovação é automática

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Vai ficar mais fácil abrir farmácia no Brasil. A Anvisa (agência de vigilância sanitária) afrouxou o processo de autorização de funcionamento das lojas. A autarquia agora tem no máximo 30 dias para analisar os pedidos. Se não cumprir o prazo, a permissão é dada automaticamente.

Cerca de 30 solicitações são feitas por dia, de acordo com o órgão, e 1.350, que já aguardavam há mais de um mês, foram liberadas quando a regra passou a valer, na última semana.

Gôndola de farmácia com repelentes e remédios
Anvisa diz receber cerca de 30 solicitações de autorização de funcionamento por dia - Rubens Cavallari - 9.jan.18/Folhapress

Reversível Pode ocorrer uma reavaliação, segundo a Anvisa, caso seja detectada alguma inconsistência após a autorização. A atuação, porém, será da vigilância sanitária municipal ou estadual, que também precisa garantir uma licença para as novas lojas.

Atraso A medida agradou aos varejistas. Na regra anterior, a Anvisa levava até oito meses para conceder uma autorização de funcionamento, diz Sergio Mena Barreto, presidente-executivo da Abrafarma (que reúne as grandes redes de drogarias).

No detalhe “É um documento administrativo, de controle das informações, mas que impedia as farmácias de abrir. Imagine o que é contratar pessoas, montar estoque e esperar porque tinha muito processo acumulado”, afirma.

Carne forte O Carrefour lança a primeira linha gastronômica da marca com rastreamento por blockchain. Segundo o grupo, a tecnologia pode evitar casos de fraude, como os investigados pela Operação Carne Fraca.

Origem Num primeiro momento, consumidores do estado de São Paulo poderão acessar informações sobre a procedência de peças suínas por meio de QR code no celular. A ideia é usar a tecnologia em uma linha de carnes, peixes, ovos e frutas até 2022.

Explorando A LG, que tem prejuízo com aparelhos móveis, aposta na saúde com uma nova linha de monitores médicos. O produto busca melhorar a visualização de exames. O lançamento ocorre na Jornada Paulista de Radiologia.

Unha feita O paulistano que pode gastar com salões de beleza desembolsou, em média, R$ 131,52 em cada visita de setembro de 2018 a fevereiro de 2019, 35% a mais do que nos seis meses anteriores.

Visitinha No período, a frequência no salão foi de cerca de oito vezes. O levantamento é da Avec, plataforma de gestão que atende espaços como Jacques Janine, Soho, 1838 e Berlin. Foram analisados 3.500 salões.

Me inclua... Funcionários do BNDES se aborreceram ao ver o nome do banco aparecer como financiador da Odebrecht no contexto da repercussão sobre o suicídio do ex-presidente do Peru Alan García. 

...fora disso Na esteira do noticiário sobre a morte, o banco soltou comunicado, sem citar nomes, lembrando que não financiou a venda de bens e serviços brasileiros de engenharia para obras públicas no Peru. 

Outras fontes O BNDES diz que, de 2003 a 2014, seus recursos para esse tipo de trabalho corresponderam a só 9% das receitas das empresas de engenharia, que tiveram outras fontes de financiamento.

Prótese no bolso A Abraidi (de importadores de produtos de saúde) divulga na quinta (25) a lista de preços de dispositivos para implantes. Em cinco anos, o Brasil reduziu o preço do stent com remédio em 20,7%, para US$ 1.245,28.


Prosa

Retrato de José Ricardo Botelho, diretor-presidente da Anac
José Ricardo Botelho, diretor-presidente da Anac - Divulgação

“A MP que permite 100% de capital estrangeiro nas aéreas é a grande alternativa que temos. Com a possibilidade de investimento, novas empresas virão e poderão ofertar voos mais baratos
José Ricardo Botelho
presidente da Anac, ao comentar o esgotamento da Avianca

com Igor Utsumi e Paula Soprana 

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.