Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Concorrentes da Yellow se adequam a regras e começam a operar patinetes neste sábado

Empresa, que pertence à Grow, foi barrada pela Prefeitura de reunião nesta sexta (31)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

De dez empresas interessadas em operar o compartilhamento de patinetes em São Paulo, apenas oito compareceram à reunião com o prefeito Bruno Covas nesta sexta (31). 

Foram elas: Scoo, Lime, Bird, Tembici, Uber, Movo, Serttel e FlipOn. A Grow — que é dona da Yellow e da Grin— foi barrada do encontro. A empresa está na Justiça contra as determinações do decreto provisório de Covas, às quais chama de "ilegalidades". 

De acordo com a Prefeitura, as oito interessadas que participaram da reunião afirmaram que estão dispostas a cumprir a legislação municipal.

A Scoo e a FlipOn entraram com pedido de credenciamento na Prefeitura, que anunciou que as empresas passam a operar regularmente na cidade a partir deste sábado (1º). As outras seis apresentaram propostas em relação a melhorias no decreto. 

A administração municipal divulgou também que deve regulamentar o uso das patinetes, de forma definitiva, em até 30 dias.

O uso das patinetes vem sido alvo de polêmica na cidade.

Em maio, a Prefeitura publicou decreto provisório no Diário Oficial regulamentando o uso e definindo obrigatoriedades. O texto determina também multas em caso de descumprimento das regras, que podem variar de R$ 100 a R$ 20 mil.

 

Entre as obrigações contestadas pelas empresas de aluguel das patinetes estão o fornecimento de equipamentos de segurança dos usuários (como capacetes) e o recolhimento dos equipamentos estacionados irregularmente.

As Grow, proprietária das empresas Yellow e Grin, diz que o decreto conta com ilegalidades e que busca na Justiça o reconhecimento delas. 

Na última quarta (29), data que a Prefeitura começou a fiscalizar e multar as empresas, 557 patinetes foram apreendidas na cidade, a maior parte nas regiões da Faria Lima, Largo da Batata e Vila Olímpia, na Zona Oeste.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.