Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Sephora fecha lojas dos EUA na quarta para treinamento sobre diversidade

Há pouco mais de um mês, a cantora SZA relatou caso de discriminação em uma das lojas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A gigante de cosméticos Sephora fechará todas as suas lojas, centros de distribuição e escritórios nos Estados Unidos na quarta (5) para dar treinamentos sobre diversidade a funcionários

O anúncio foi feito em 23 de maio, semanas depois que a cantora americana SZA acusou a loja de discriminação racial pelo Twitter. A marca diz que já havia programação para o workshop antes do episódio.

Cantora americana SZA; ela relatou caso de discriminação em uma loja da Sephora
Cantora americana SZA; ela relatou caso de discriminação em uma loja da Sephora - Reuters

A artista relatou que um membro da Sephora em Calabasas, na Califórnia, ligou para um segurança porque desconfiava que ela estava roubando na loja.

"Tivemos uma longa conversa. Tenha um dia abençoado, Sandy", escreveu em sua conta na rede social, referindo-se à colaboradora. 

Dois dias depois, a empresa respondeu dizendo que ela era parte da família Sephora e que a marca está "comprometida em garantir que todos os membros da comunidade sintam-se bem-vindos e incluídos em nossas lojas".

Em um vídeo institucional, a marca francesa afirma que "nunca deixará de construir uma comunidade que espera diversidade e honra a expressão individual".

A decisão não refletirá na operação do Brasil, segundo a empresa. Em nota, a Sephora Brasil destaca que "a educação já faz parte da rotina de seus funcionários, incluindo treinamentos que envolvem diversos temas", incluindo diversidade do público consumidor.

"Os treinamentos realizados neste mês nos EUA referem-se ao lançamento do novo posicionamento da rede francesa no país, cujo slogan é We Belong to Something Beautiful [nós pertencemos a algo bonito, na tradução livre]", acrescenta.  

"Embora seja verdade que a experiência da SZA ocorreu antes do lançamento da campanha "We Belong to Something Beautiful", a campanha não foi o resultado deste tuíte. No entanto, reforça porque o pertencimento é agora mais importante do que nunca", diz a Sephora, referindo-se a temas como identidade de gênero, raça e etnia e idade.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.