Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Justiça define que bancos abram dado de empréstimos a autuados pelo Ibama

Medida visa dar transparência a financiamento de quem descumpriu proibição de explorar área desmatada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Brotos verdes A Justiça concedeu ao Ministério Público Federal um pedido para abrir informações dos financiamentos oferecidos por bancos de fomento a pessoas que tenham sido autuadas pelo Ibama por descumprirem proibição de explorar áreas desmatadas ilegalmente na Amazônia, impedindo a regeneração. Banco do Brasil, Caixa, BNDES e Banco da Amazônia terão de exibir CPF ou CNPJ dos beneficiários, dados do imóvel rural e valor disponibilizado de 2007 a 2017.  

Deixa eu ver A decisão da exibição de documentos foi proferida no dia 15 de agosto pelo juiz Hiram Armênio Xavier Pereira, da 7ª Vara Federal Ambiental e Agrária da Seção Judiciária do Amazonas.

Motosserra Em caso de descumprimento, pode haver multa diária de R$ 1.000 sobre o patrimônio pessoal do diretor-presidente ou o superintendente de cada instituição.  

No fogão O Cade está preparando um estudo sobre as possíveis consequências do projeto de liberação da venda fracionada do gás de cozinha (GLP). A percepção é que o preço cairia se fosse permitido ao consumidor levar seu botijão até o caminhão de gás e preencher só uma parte do recipiente em vez de ser obrigado a comprá-lo cheio.

ConcorrenteCríticos da mudança avaliam que pode haver riscos de segurança, algo que deve ser olhado pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), mas há convicção no Cade de que, do ponto de vista concorrencial, o modelo é vantajoso e pode estimular a competição entre empresas.  

Travado Dentro do Cade, os nomes indicados pelo presidente Bolsonaro para compor seu tribunal agradaram e a expectativa é que não sofram resistência no Senado. O balanço até agora são 53 operações travadas por falta de quórum.

Tocou no bolso A compensação financeira elevou a consciência ecológica nos últimos anos. Em meio ao debate ambiental, a Enel lembra que chegou a R$ 10 milhões o total de descontos na conta de luz de 198 mil de seus clientes no programa de reciclagem aberto em 2013, que troca material reciclável por bônus.

Ar O consórcio VoaSP reabre nesta semana os terminais de passageiros de Jundiaí e Itanhaém. Em Jundiaí será inaugurado um centro de controle para integrar cinco aeroportos. Em Itanhaém, o plano é que até 2020 o empreendimento seja classificado como aeroporto comercial para ter voos nacionais e de apoio a plataformas de petróleo.

Menos é mais O arrocho nos gastos do Ministério da Economia é para valer. A equipe do secretário de Política Econômica, Adolfo Sachsida, recebeu, sábado (24), uma mensagem motivacional do chefe, recomendando que aproveitassem o fim de semana porque a partir desta segunda (26), o trabalho vai ser pesado.

Café reforçado “Vamos fazer dessa crise o momento mais nobre da secretaria. Até março preciso que todos se sacrifiquem. Avisem a família, sinto muito. Quem não quiser continuar deve entregar os cargos, os que ficarem precisam se comprometer com longas jornadas”, escreveu o secretário a um grupo restrito, após a publicação da portaria que, na quinta (22), cortou viagens e cafezinho para racionalizar os gastos da pasta.

Tem tomada? A equipe só sentiu um ruído. Como o ministério todo terá luzes apagadas após as 18h para economizar —com exceção das salas de chefe—, Sachsida orienta que os profissionais de cargos mais altos se desloquem diariamente até seu gabinete portando laptops para que possam trabalhar até tarde. Mas ficou a dúvida: vai ter espaço?

Coração de mãe Sachsida disse à coluna que o local ficará apertado para os cerca de 20 servidores de categoria mais alta, mas não dá para dispensá-los em horário comercial, já que eles ficam no ministério pelo menos até 20h. “Pessoas que vão para o governo querem trabalhar, ter chance de fazer algo pelo país”, diz.

Alvo Associações de setores eletrônicos, seguros, telefonia e financeiro abriram fogo contra o Código de Defesa do Consumidor de Pernambuco, em vigor há cerca de um mês.

Preço Códigos locais deveriam tratar só de questões regionais e a lei pernambucana extrapola esse limite, na opinião de Ronaldo Kochem, advogado representante da Abinee (eletrônicos). Uma das reclamações é sobre regras para incluir preço e juros cobrados em anúncios. Em São Paulo, o prefeito Bruno Covas sancionou em junho o primeiro código municipal do tipo.

Com Filipe Oliveira, colaborou Patricia Pamplona

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.