José Carlos Grubisich cita quatro bancos na acusação que levou à Justiça contra a Odebrecht mencionando fraude contra os demais credores. Segundo a petição, protocolada em 23 de setembro, Bradesco, Banco do Brasil, Itaú e Santander emprestaram dinheiro para que a empresa pagasse eles próprios.
Teria sido, segundo Grubisich, uma rolagem de dívida em que os bancos receberam reforço de garantia com ações da Braskem. Procurada, a Odebrecht nega veementemente. Itaú, Bradesco, Banco do Brasil e Santander não quiseram se manifestar.
Internamente, o que se comenta na Odebrecht é que a movimentação de Grubisich seria tática jurídica e que ele já teria sido devidamente remunerado após deixar a empresa, onde trabalhou de 2001 a 2012. Ex-acionista, ele cobra na Justiça mais de R$ 28 milhões do grupo.
Leia a coluna na íntegra aqui
LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.