Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Panorama

Ação de ministro do Turismo livrou empresas aéreas de impacto tributário, diz setor

Para presidente da Abear, ação de Marcelo Álvaro Antônio segurou aumento de imposto em MP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Paraquedas As companhias aéreas viram no ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, o grande responsável por salvá-las de uma cobrança mais forte na medida provisória que o governo publicou nesta quarta (27) definindo uma alíquota gradual de 1,5% de imposto de renda retido na fonte sobre o arrendamento de aeronaves e motores. "Os esforços dele foram fundamentais para que esse 1,5% não se tornasse 15%", diz Eduardo Sanovicz, presidente da Abear, associação do setor. 

Pista O representante das aéreas também dá crédito ao apoio de Tarcísio de Freitas, ministro da Infraestrutura. 

Passado Sanovicz afirma que a medida é uma "bomba de efeito retardado do governo Temer", porque resulta da Lei de Diretrizes Orçamentárias elaborada em 2018. 

Mala Para o setor, a cobrança vai na contramão de iniciativas de estímulo dos últimos meses --como a manutenção da cobrança da bagagem e alinhamentos a padrões internacionais--, o que pode afastar estrangeiras de baixo custo

Conta A Abear calcula que a tributação pode representar um impacto adicional de R$ 79 milhões em 2020. Sem os esforços dos ministros, poderia superar R$ 700 milhões. 

Moeda Além do impacto da MP, que Sanovicz diz estar preparado para tentar derrubar no Congresso, o setor lamenta a alta do dólar, responsável por mais da metade de seus custos. 

Com Filipe Oliveira e Mariana Grazini
 


A coluna Painel S.A. agora está disponível por temas. Para ler todos os outros assuntos abordados nesta edição, clique abaixo ​

Fundador da Azul nega venda de ações da TAP 

Cabify orienta motoristas sobre como levar passageiros cegos 

Brasileiro sonha em pagar dívidas e viver de renda, diz pesquisa 

Brasil é o país de maior crescimento no Dia do Solteiro, diz AliExpress 

Pagamento de direito autoral a músicos é debatido na Câmara 

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.