Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Em recomeço, dona da Ricardo Eletro mira novas lojas e crediário online

Empresa que entrou em recuperação extrajudicial em 2018 vai buscar consumidor desbancarizado e de cidades menores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Recomeço Pouco mais de um ano após ser assumida por um fundo que investe em companhias em dificuldade, em meio a uma dívida bilionária com bancos e fornecedores, a Máquina de Vendas, dona da bandeira Ricardo Eletro, tenta se recolocar. A empresa, que na última década chegou a disputar com as maiores varejistas de eletrodomésticos do país, lança nesta semana um pacote de serviços digitais e planeja abrir 50 novas lojas em municípios com menos de 50 mil habitantes.

Proporcional A Máquina de Vendas já teve mais de 1.100 lojas. Quando entrou em recuperação extrajudicial, em agosto de 2018, chegou a 630 e hoje tem 460. Segundo Luiz Wan-Dall, presidente da rede, além das 50 novas unidades, cerca de outros 20 pontos passarão por retrofit no primeiro trimestre de 2020.

 
Loja Ricardo Eletro, marca da Máquina de Vendas, terceira maior varejista de eletrodomésticos do Brasil
Loja Ricardo Eletro, marca da Máquina de Vendas - Reprodução

Segue o jogo Wan-Dall diz que a marca deixa de priorizar preço mais baixo para investir no relacionamento com o público. "Isso nos coloca em uma condição de igual com as grandes e acima das regionais, que ainda não se digitalizaram", afirma ele. 

Na tomada Com foco no consumidor desbancarizado, a Máquina de Vendas lançou nesta segunda-feira (11) um crediário digital com limite pré-aprovado. Uma nova versão do site entra no ar na madrugada de quinta-feira (14), a tempo da Black Friday, de acordo com Wan-Dall. 

A pagar Segundo o executivo, a empresa poderá conceder R$ 120 milhões de crédito em seis meses.

Degrau O Brasil acaba de aderir a um padrão do FMI mais avançado para a disseminação de estatísticas econômicas e financeiras. Chamado SDDS Plus, esse padrão foi criado em 2012, após a crise financeira mundial, e tem requisitos adicionais ao padrão anterior, o SDDS, ao qual o Brasil aderiu em 2001. 

Ordem O SDDS foi criado em 1996, para guiar membros do FMI no acesso a mercados de capitais internacionais, fomentando a transparência dos dados com produção regular de estatísticas comparáveis internacionalmente. Dos 189 membros do FMI, 56 subscrevem o SDDS. Com o Brasil, primeiro latino-americano a aderir, o Plus tem 21 países.

Planilhas As estatísticas do Brasil que compõem o SDDS Plus são produzidas por Banco Central, Ministério da Economia e IBGE. Começou em fevereiro a verificação dos requisitos para que o país aderisse ao Plus. O processo foi feito pelo FMI e, no Brasil, teve coordenação do BC.

Janela ou corredor? O sistema de vendas de passagens aéreas e resgate de pontos da Latam ficou intermitente nesta segunda-feira (11), preocupando torcedores do Flamengo que precisam trocar seus destinos de Santiago, onde seria a final da Libertadores, para Lima. Voltou ao normal no fim da tarde. 

Sétimo dia Ricardo Patah, presidente da UGT, diz que vai reunir esforços para combater a nova tentativa de liberação do trabalho aos domingos e feriados, que Bolsonaro reinseriu no programa do emprego que foi apresentado pelo governo nesta segunda (11). 

Jogada ensaiada Segundo Patah, se a ideia caiu quando o governo tentou colocá-la na MP da Liberdade Econômica, em agosto, nada impede que seja derrubada novamente. 

Gás Se a turbulência boliviana vier a afetar o fornecimento de gás ao Brasil, é possível ampliar a importação de outros países, sem grandes impactos de preço, segundo Pedro Franklin, diretor da Comerc Energia. Ele avalia que, hoje, o vizinho é menos estratégico do que no passado e que o Brasil só tem usado metade da capacidade do gasoduto que liga os dois países.

Fôlego O Senai Cimatec Park, centro de inovação da indústria, inaugurado nesta segunda (11) em Camaçari (BA), já está com seus 11 primeiros galpões tecnológicos ocupados. Vai adiantar a implementação da segunda etapa, com investimentos acima de R$ 300 milhões, na esteira do interesse do setor de óleo e gás. 

Faca sem ponta O evento de abertura teve a presença do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), que defendeu o Sistema S, como imprescindível ao país. Já o governador Rui Costa (PT) criticou a criminalização do BNDES.

Cofre Para consumidores com pouca disciplina para poupar, o Nubank vai lançar uma ferramenta que automatiza a separação do dinheiro. O cliente define quanto quer guardar e em que dia do mês e o serviço coloca esse valor em uma conta separada da principal. Rende 100% do CDI.

Com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.