Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Família Gradin questiona se Odebrecht favoreceu bancos

Disputa envolve participação acionária na Braskem, ativo mais cobiçado da empresa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Novela A família Gradin fez, nesta semana, mais um gesto contra a Odebrecht no contexto da bilionária recuperação judicial da companhia. Por meio da Graal Participações, os Gradin foram à Justiça questionar se o tratamento dado pela Odebrecht a um grupo de bancos em operações de rolagem de dívida pode ter prejudicado os demais credores. O conflito gira em torno do ativo mais cobiçado da empresa atualmente, a participação acionária na petroquímica Braskem.

Troca O argumento é que a operação da Odebrecht com os bancos os transferiu da categoria de quirografários (sem garantia real) para a de favorecidos, com alienação fiduciária das ações da Braskem.

Contas Segundo a Graal, que espera receber cerca de R$ 12 bilhões, as operações com os bancos ocorreram quando estava caracterizado o estado de insolvência e se estenderam até poucos dias antes do pedido de recuperação judicial.  

Data A petição foi protocolada na quinta (21) pelo escritório Mange Advogados, que, procurado pela coluna, não quis comentar. A Odebrecht também não se manifestou.

Frente Estratégia semelhante foi adotada em outubro por José Carlos Grubisich, ex-presidente da Braskem, que acusa a Odebrecht de ter usado fraude nas operações com bancos, prejudicando credores. 

Com Filipe Oliveira e Mariana Grazini
 

A coluna Painel S.A. agora está disponível por temas. Para ler todos os outros assuntos abordados nesta edição, clique abaixo:

Especialistas criticam mudanças na lei de cotas para pessoas com deficiência

Metade de empregados quer empreender nos próximos cinco anos

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.